Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, março 24, 2012

Informação

A partir de hoje (24 de Março de 2012), inclusive, todas as notícias referentes a este Blogue passam a ser publicadas noutra plataforma, deixando esta de ser acdtualizada.

Este Blogue já foi transferido integralmente para a plataforma Wordpress.org onde poderá ser acedido no endereço:


Embora esta migração para outro tipo de plataforma tenha sido bem sucedida, a formatação ainda está a ser corrigida manualmente, artigo por artigo, o que vai levar um tempo até ficar finalizada mas encontra-se perfeitamente legível embora com alguns layouts desajustados, principalmente no que toca a formatação de textos, imagens e/ou vídeos.

24/03/2012


sexta-feira, março 23, 2012

Foguetão vai levar víveres e recolher lixo da Estação Espacial

Foi lançado, esta sexta-feira, o foguetão Ariane 5 que vai fornecer bens essenciais à Estação Espacial Internacional, que orbita à volta da terra desde 2000,a cerca de 350 km de altura. O maior e mais moderno veículo da Agência Espacial Europeia partiu da base Kourou, na Guiana Francesa.  



O Ariane 5, Veículo Automático de Transferência (ATV, na sigla original), tem o tamanho de um autocarro de dois andares e é a maior nave espacial de carga que existe. Trata-se de uma nave muito avançada que vai atracar na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla original) em órbita, através de sistemas automáticos guiados por GPS e laser, sob a vigilância dos astronautas que apenas interferem na operação se algo correr mal.

O cargueiro transporta 258 litros de água, 100 quilos de gás (oxigénio),combustível para a propulsão da Estação (3150 quilos) e ainda 2200 quilos de carga sólida, que incluem comida fresca e bens pessoais para os astronautas. Para além disso, o AVT leva também um sistema de reciclagem de urina em água potável; um mecanismo essencial para a continuação da estadia dos astronautas no espaço.

O Ariane 5 tem ainda a função de "caixote do lixo" da Estação Espacial. Antes de desatracar, os astronautas colocam no ATV cerca de 6 toneladas de lixo que acumularam e depois o Veículo Automático segue em direcção à atmosfera terrestre, onde se destrói.

Baptizado com o nome do físico italiano Edoardo Amaldi é o terceiro desta série, visto que só podem ser utilizados uma vez e é superior aos outros dois lançados anteriormente em 2008 e em 2011; leva mais de mil quilos de carga que o primeiro (Júlio Verne) e mais 600 quilos que o segundo (Johannes Klepper).

Cada Veículo Automático de Transferência custa 200 milhões de euros, mais outro tanto para o desenvolvimento da operação. A Espanha participa com 5% dos gastos e as suas empresas obteram contratos industriais para o desenvolvimento do plano, num valor de 100 milhões de euros cada, segundo informa Pilar Román, do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial espanhol.
Estão em construção mais dois cargueiros para 2013 e 2014, dado que o programa da Estação Espacial Internacional foi alargado de 2015 até 2020 e espera-se que a Agência Europeia do Espaço (ESA) se baseie nesta concepção de nave para desenhar uma na qual possam ir astronautas.

Publicado às 14.40
imagem: JODY AMIET/afp

Planetas que 'viajam' a 50 milhões quilómetros/hora

Descoberta
Especialistas comprovaram que, tal como existem estrelas hipervelozes, também há planetas que passam a grande velocidade pela Via Láctea. Se alguém lá vivesse, "seria como estar montado num touro mecânico". 

Fotografia © Centro de Astrofísica de Harvard Smithsonian
Quando há sete anos os astrónomos descobriram uma estrela hiperveloz - passou pela galáxia a 2,4 milhões quilómetros/hora - surgiu a questão se era possível algo idêntico acontecer com um planeta. Desde então já são conhecidas 16 estrelas do género e especialistas do centro de Astrofísica de Harvard Smithsonian e da Universidade de Dartmouth revelam agora que sim: também há planetas a passar pela Via Láctea muito, muito rapidamente.

"Esses mundos podem ser os objectos voadores mais rápidos da nossa galáxia", salienta Avi Loeb, um dos autores do estudo. Os planetas podem passar uma velocidade de 50 milhões quilómetros/hora, qualquer coisa como 14 mil quilómetros por segundo. "Se alguém vivesse [num planeta desses], seria como estar montado num touro mecânico desde o centro da Via Láctea até ao universo exterior", acrescentou.

"Além das partículas subatómicas, não conheço nada que seja capaz de abandonar a galáxia tão rápido como fazem estes planetas errantes", salientou Idan Ginsburg, investigador da Universidade de Dartmouth.

Isto acontece um sistema estelar duplo aproxima-se demasiado de um buraco negro. As forças gravitacionais fazem com que a união se rompa e uma das estrelas é puxada para o buraco negro.

23/03/2012

NASA descobre indícios de água gelada em Mercúrio

A sonda espacial Messenger, da NASA, descobriu evidências de água gelada nos pólos de Mercúrio. A co-autora do estudo sublinhou, no entanto, que os resultados são só uma indicação e ainda não estão comprovados. 

Um ano depois de entrar em órbita, a sonda espacial Messenger começou a revelar os segredos de Mercúrio. As imagens registadas indiciam a presença de água gelada nos pólos no planeta mais próximo do Sol. A investigação vem revelar que a eventual presença de gelo neste planeta se deve às "armadilhas frio", crateras situadas nos pólos que estão permanentemente à sombra. 

Investigações anteriores já tinham identificado uma característica típica do gelo em algumas áreas próximas dos pólos de Mercúrio. Ao serem analisadas por um radar, estas zonas exibiam depósitos brilhantes que causavam reflexos. Agora, a cartografia da sonda Messenger revelou que essas áreas estão situadas precisamente nas mesmas regiões que se encontram permanentemente à sombra. 

Messenger é a segunda sonda a visitar o planeta mais próximo do Sol, depois de a Mariner 10 o ter feito na década de 70. Desde que entrou em órbita, registou cerca de 100 mil imagens que revelaram novas informações sobre o planeta, incluindo sua topografia e a estrutura do núcleo, diferente de qualquer objecto rochoso já estudado. 

Até à chegada da actual missão, existiam vastas zonas de Mercúrio por analisar. As zonas que provocam reflexos já tinham sido detectadas por telescópios terrestres, nos anos 90, mas só agora foi possível precisar o lugar exacto onde se encontram. A imagens "mostram que todas as características brilhantes perto do pólo sul de Mercúrio estão localizadas em áreas de sombra permanente. Perto do pólo norte, esses depósitos também foram observados apenas nas regiões sombreadas, resultados consistentes com a hipótese de água gelada", disse Nancy Chabot, co-autora do estudo publicado na revista Science. No entanto, a especialista da universidade Johns Hopkins explicou à BBC que os resultados são só uma indicação e não uma prova da existência de gelo em Mercúrio.

A missão Messenger revelou também um Mercúrio menos montanhoso que Marte e que a Lua, através de um estudo do relevo no hemisfério norte. "A característica mais proeminente é uma extensa área de terras baixas situadas nas altas latitudes do norte e que hospeda as planícies vulcânicas daquela região", explicou Maria T. Zuber, cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e uma das autoras dos artigos publicados na Science.

Sean Solomon, principal investigador da missão Messenger junto à Instituição Carnegie de Washington, mostrou-se satisfeito com os resultados conseguidos. "O primeiro ano de observações orbitais revelou muitas surpresas", disse.

In Jornal de Notícias online
23/03/2012
 

quarta-feira, março 21, 2012

Samsung Galaxy S III vai ter processador quad-core próprio

Fonte da Samsung revelou que a empresa está a preparar o novo Galaxy S III com um processador de quatro núcleos, fabricado pela própria empresa.


A Samsung parece querer reduzir a colaboração com a Qualcomm, apesar de terem um acordo que dura até 2024. O novo Galaxy S III deverá incluir um processador de quatro núcleos Exynos 4412, produzido pela Samsung. Este chip, construído segundo o processo de 32 nanómetros, deve ajudar a melhorar o desempenho global do smartphone e da bateria.

A fonte do Korea Times não conseguiu precisar qual seria o processador gráfico que a Samsung iria colocar no novo Galaxy.

A Samsung quer apostar no fabrico de chips para as telecomunicações, como forma de ter uma maior margem de lucro na venda de smartphones e tablets.
20/03/2012 10:01:19

segunda-feira, março 19, 2012

Segurança: apps de Android com anúncios são problemáticas

Um grupo norte-americano de investigadores descobriu problemas de segurança em aplicações Android com anúncios.

De acordo com o Ars Technica, um grupo de investigadores da Universidade Estatal da Carolina do Norte, nos EUA, descobriu que muitas da bibliotecas usadas para apresentar publicidade em aplicações de Android gratuitas têm problemas de segurança.

Além de representarem um risco para a privacidade, o grupo argumenta que estas bibliotecas podem ser usadas por utilizadores mal-intencionados para passar pelas defesas do sistema operativo Android. As apps que usam estas bibliotecas para apresentar publicidade até podem ser inofensivas, mas as bibliotecas podem ser usadas para correr código malicioso contido nos anúncios sem conhecimento do utilizador.

Em alguns casos, as bibliotecas de software usadas por estas apps “recorrem a um mecanismo inseguro para ir buscar código à Internet e corrê-lo, o que representa um risco imediato e sério para a segurança”, escreveram os investigadores no trabalho apresentado durante a 5th ACM Conference on Security and Privacy in Wireless and Mobile Networks.

A equipa examinou 100 mil aplicações do Google Play e descobriu também que quase metade delas tem mecanismos para seguir a localização do utilizador, recorrendo ao GPS. Uma em cada 23 permite que esses dados sejam passados para o anunciante. Em alguns casos, a equipa de investigação descobriu que as apps podem aceder ao registo de chamadas, número de telefone do utilizador e à lista de apps no telemóvel.
19/03/2012 15:26:42

sábado, março 17, 2012

Windows 8

quarta-feira, março 14, 2012

Galaxy S II vão ter Android 4.0, finalmente!

A Samsung já anunciou que os Galaxy S II vão começar a receber a actualização para o Ice Cream Sandwich (Android 4.0). Em Portugal já estão a ser feitos testes e a actualização pode sair nos próximos dias.

A Samsung anunciou que os smartphones Galaxy S II vão começar a receber a actualização do sistema operativo através do gestor de software Kies. Nesta fase, a actualização vai chegar aos smartphones internacionais, com a referência GT-I9100.

Entre as novidades, estão também o Face Unlock e um editor de fotografia.

A Samsung, noticia o TechCruch, anunciou ainda que também os Galaxy Note, Galaxy S II e os Galaxy Tab vão receber «em breve» esta actualização de sistema operativo.

A Exame Informática já contactou a Samsung Portugal. A informação oficial é: "No seguimento do anúncio, iremos também brevemente oficializar o seu lançamento em Portugal. Os testes locais já estão a ser feitos e brevemente a versão 4.0 estará disponível para o Galaxy S II. Nos próximos dias será partilhada informação adicional!".
Dilpesh Laxmidas
13/03/2012 11:21:03

segunda-feira, março 12, 2012

A explosão do vaivém da Nasa

Foi um tragédia, nenhum membro da tripulação se salvou. Uma multidão assistiu ao acidente do vaivém da NASA, mas o filme feito por um amador ficou guardado até hoje. 


Há 26 anos, um amador captou, no antigo formato Super 8, o momento da explosão do Vaivém da Nasa. O acidente, presenciado por centenas de pessoas, ocorreu 73 segundos depois do lançamento do Challenger no Centro Espacial J.F.Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida, EUA. Morreram os sete tripulantes, entre os quais a professora-astronauta Christa Corrigan McAuliffe, primeira mulher civil a participar numa missão espacial. 

As imagens da explosão do Challenger -  tragédia que interrompeu o programa espacial norte-americano - passadas para um novo formato que permite vê-las em qualquer computador. O exclusivo foi do site norte-americano "Huffington Post", mas as imagens já estão no Youtube.
In Expresso online
Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)
14:39 Segunda feira, 12 de março de 2012

quinta-feira, março 08, 2012

Erupções solares podem afectar alguns voos


 A intensa actividade da região solar 1429 pode afectar indirectamente a vida na Terra, obrigando a desviar alguns voos. O alerta vem da NASA, após 13 erupções solares em 48 horas.

Nas últimas 48 horas, os astrónomos registaram 13 erupções solares de grande intensidade. Uma destas é considerada a segunda maior de todo o ciclo solar entre as que estão orientadas para a Terra, ao registar X5.4, numa escala em que X é o nível mais alto.

Um número que quase duplica a intensidade da erupção X2.2, de Fevereiro de 2011 e se aproxima no nível X6, alcançado em Agosto do ano passado.


Segundo dados do Observatório do Clima Espacial da NASA, o Solar Dynamics Observatory (SDO), a massa da coroa do Sol libertada por estas erupções pode atingir a Terra indirectamente.

A Agência Espacial norte-americana considera que há um aumento do risco biológico para os astronautas, passageiros e tripulações de voos a grande altitude, sem especificar.

Os especialistas consideram que esta situação "levará provavelmente" ao desvio de algumas rotas e à tomada de outras medidas preventivas.

Segundo o SDO, a região solar 1429, ejetou, desde a erupção X1.1, de domingo, outras nove radiações solares, de nível imediatamente inferior ao X, o M, assim como algumas equiparáveis, de nível C9.9, C9.6 e C9.3.

Os efeitos da erupção X1.1 de domingo foram sentidos na atmosfera terrestre cerca das 4 horas da madrugada desta quarta-feira. A Agência Meteorológica norte-americana (NOAA, na sigla original) prevê alguma agitação geomagnética para as próximas horas, nas latitudes mais altas do planeta, e tomou algumas precauções, não especificadas, com os seus satélites.

In Jornal de Notícias online
08/03/2012
Publicado às 00.16

terça-feira, março 06, 2012

Erupção solar causa 'apagões' na Terra


Radiação geomagnética bloqueou as comunicações de rádio na Austrália, China e Índia. 

Uma violenta erupção solar ocorreu esta madrugada (4h50) com direcção à Terra tendo atingido a escala X, a de maior nível. A radiação causou o bloqueio dos sinais de rádio na Austrália, China e Índia. 

Segundo a NASA, esta explosão está ligada a uma mancha solar 1429 que se formou nas últimas horas de sexta-feira e cuja rotação conduziu-a para o lado da superfície do sol voltada para a Terra. 

A composição do seu campo magnético, com elevada quantidade de energia armazenada, esteve na origem de uma enorme actividade geomagnética, com a libertação de numerosas "chamas" e de diferentes níveis ao longo do fim-de-semana. 

As imagens foram captadas pela sonda espacial SDO - Solar Dynamics Observatory (Observatório de Dinâmica Solar) lançada em Fevereiro de 2010 com a missão de fornecer dados científicos sobre as mudanças que ocorrem no interior, na superfície e na atmosfera do sol. 

Os cientistas estimam para os próximas dias uma nova ejecção de massa coronal capaz de produzir tempestades de diferentes graus que, em contacto com a ionosfera, modificam as condições de propagação de ondas de rádio. 

As erupções solares, classificadas em categorias A, B, C, M e X podem provocar várias perturbações nas redes eléctricas e até atingir os circuitos dos satélites em órbita.  

O 'apagão' de rádio verificado hoje fixou-se no nível R3 - numa escala que varia de 1 a 5 (extremo) -, de acordo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA ). Em situações de R3 ocorrem interrupções nas comunicações de rádio em amplas áreas, perda de contacto por rádio durante uma hora ou mais ou a degradação dos sinais de baixa frequência de navegação.

(www.expresso.pt) 
21:38 Segunda feira, 5 de Março de 2012

domingo, março 04, 2012

Meteoro de grandes dimensões filmado no Reino Unido

As autoridades britânicas receberam várias chamadas no sábado à noite reportando "uma luz brilhante", "um brilho laranja" ou "uma bola de fogo enorme". 

Uns julgaram tratar-se de um acidente de avião, outros de um OVNI, mas o objecto brilhante era, afinal, um meteoro de grandes dimensões. 
 



In Visão online 
13:27 Domingo, 4 de Março de 2012

quinta-feira, março 01, 2012

Windows 8 Consumer Preview

Já se encontra disponível, para download, a versão do Windows 8 Consumer Preview, a que sucedeu à versão Windows Developer Preview, a que tenho usado desde que saiu o ano passado.

Apenas deu para instalar e configurar já que a fase seguinte será a instalação e configuração de programas e hardware.

Esta versão deixou de ter o START ou MENU pelo que, à primeira vista, não é um SO intuitivo para quem utiliza o PC sem grandes conhecimentos de software. Ou seja, a grande maioria dos utilizadores quer um SO que tenha janelas/botões indicativos das respectivas operações de comando e seus acessos e não andar "à pesca" como parece ser este o caso.

Até o encerramento do sistema, não sendo complicado, não é apanhado logo à primeira tentativa o que torna este Windows 8 não difícil mas longe de ser fácil de operar como o Xp e até mesmo o antecessor Seven. A versão que instalei é a de 64 bits mas existe a de 32 bits, ambas em inglês, francês, alemão e outras línguas que não a Portuguesa.

Veremos se a versão final trás novas situações porque a ficar assim... vai ser um problema para muita gente...

Quem tiver o Seven instalado na máquina e instalar o 8 a partir do executável, na mnesma drive, penso que o 7 vai "à vida", por isso, é conveniente instalar ou a partir de uma ISO num DVD, ou noutra drive que não aquela onde esteja o 7 ou outro sistema (Xp ou Vista).

Ficam aqui algumas imagens da instalação.







O Windows 8 Consumer Preview trás o Internet Explorer 10 e como se pode verificar nesta última imagem, está em dual-boot com o Seven.












01.Mar.2012