Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, março 08, 2012

Erupções solares podem afectar alguns voos


 A intensa actividade da região solar 1429 pode afectar indirectamente a vida na Terra, obrigando a desviar alguns voos. O alerta vem da NASA, após 13 erupções solares em 48 horas.

Nas últimas 48 horas, os astrónomos registaram 13 erupções solares de grande intensidade. Uma destas é considerada a segunda maior de todo o ciclo solar entre as que estão orientadas para a Terra, ao registar X5.4, numa escala em que X é o nível mais alto.

Um número que quase duplica a intensidade da erupção X2.2, de Fevereiro de 2011 e se aproxima no nível X6, alcançado em Agosto do ano passado.


Segundo dados do Observatório do Clima Espacial da NASA, o Solar Dynamics Observatory (SDO), a massa da coroa do Sol libertada por estas erupções pode atingir a Terra indirectamente.

A Agência Espacial norte-americana considera que há um aumento do risco biológico para os astronautas, passageiros e tripulações de voos a grande altitude, sem especificar.

Os especialistas consideram que esta situação "levará provavelmente" ao desvio de algumas rotas e à tomada de outras medidas preventivas.

Segundo o SDO, a região solar 1429, ejetou, desde a erupção X1.1, de domingo, outras nove radiações solares, de nível imediatamente inferior ao X, o M, assim como algumas equiparáveis, de nível C9.9, C9.6 e C9.3.

Os efeitos da erupção X1.1 de domingo foram sentidos na atmosfera terrestre cerca das 4 horas da madrugada desta quarta-feira. A Agência Meteorológica norte-americana (NOAA, na sigla original) prevê alguma agitação geomagnética para as próximas horas, nas latitudes mais altas do planeta, e tomou algumas precauções, não especificadas, com os seus satélites.

In Jornal de Notícias online
08/03/2012
Publicado às 00.16

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário se achar interessante...