Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, outubro 31, 2011

Nave para a primeira acoplagem espacial lançada terça-feira

A China anunciou hoje que vai lançar na próxima terça-feira uma nave espacial para tentar a primeira acoplagem com um laboratório que se encontra em órbita há cerca de um mês.

A experiência será o embrião da primeira estação espacial chinesa, numa proeza tecnológica até agora conseguida apenas pelos Estados Unidos e a Rússia.

A nave será lançada às 05:58 (hora local), cerca de uma hora antes do sol nascer, da base de Jiuquan, na província de Gansu, noroeste da China, disse um porta-voz do programa espacial chinês.

Trata-se da Shenzhou-8, que irá acoplar com o laboratório espacial Tiangong-1, lançado no passado dia 29 de Setembro, e que se encontra numa órbita situada a 343 quilómetros da Terra.

A acoplagem deverá ocorrer dois dias após o lançamento da Shenzhou-8, precisou a porta-voz, Wu Ping.

Entretanto, duas missões tripuladas já começaram a preparar-se para a mesma operação, em 2012, quando a China tenciona lançar a Shenzhou-9 e a Shenzhou-10.

Os membros da tripulação já foram seleccionados e estão a treinar os procedimentos manuais para a acoplagem, indicou Wu Ping numa conferência de imprensa no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Se tudo correr como programado, a primeira estação espacial chinesa estará operacional em 2020.

Até agora, apenas os Estados Unidos e a Rússia conseguiram dominar esta tecnologia, e o Japão e a União Europa têm recorrido àqueles dois países para acoplar à Estação Espacial Internacional que se encontra em órbita.

O Tiangong-1 (Palácio Celestial), previsto para operar durante dois anos, pesa 8,5 toneladas e tem 10,4 metros de altura e um diâmetro máximo de 3,35 metros.

Nesse período, a China deverá também lançar as suas primeiras mulheres astronautas.

O primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, foi para o espaço em outubro de 2003 e cinco anos depois, o seu compatriota Zhai Zhigang saiu da nave e efetuou o primeiro passeio espacial.

Por LUSA
31/10/2011

Foguetão russo entrou em órbita rumo à ISS

Estação espacial

Um foguetão russo foi lançado hoje com sucesso para a estação espacial internacional (ISS), aliviando preocupações sobre o futuro da estrutura depois de um lançamento anterior falhado.

O porta-voz da missão, Valery Lyndin, disse que o foguetão não tripulado Progress M-13M descolou hoje como previsto cerca das 02:11 de Moscovo (10:11 em Lisboa) da base de Baikonur, no Cazaquistão, entrou em órbita com sucesso e deverá atracar na quarta-feira na estação espacial.

Uma falha no lançamento de um foguetão em agosto lançou dúvidas sobre o futuro da estação espacial já que os foguetões russos são a única ligação à estação depois de os norte-americanos da NASA terem cancelado em Julho o programa de vaivéns.

In Diário de Notícias online
por Lusa 30/10/2011

sábado, outubro 29, 2011

Astronauta tem de devolver à NASA câmara usada na Apolo

POLÉMICA

Mitchell aceitou devolver a câmara de filmar à NASA, que por sua vez a encaminhará para o Museu Nacional do Espaço, em Washington.

O ex-astronauta Edgar Mitchell, que foi processado pela Nasa (Agência Espacial Americana) por tentar vender uma câmara de filmar que usou na Apolo 14 durante a missão à Lua, chegou nesta sexta-feira a um acordo para resolver o caso sem ir a julgamento.

Edgar Mitchell aceitou devolver a câmara de filmar à NASA, que por sua vez a encaminhará para o Museu Nacional do Espaço, em Washington.

O antigo astronauta tentou vender recentemente num leilão a câmara usada na missão espacial da Apolo 14 à Lua em 1971. Mas a NASA colocou-lhe um processo por considerar que aquela câmara lhe pertencia.

O advogado do ex-astronauta chegou a defender que a NASA tinha dado a câmara ao seu cliente nas celebrações dos 40 anos da missão espacial. O equipamento seria leiloado por cerca de 50 mil euros.

Mitchell foi o sexto astronauta a pisar na Lua.

29/10/2011

sexta-feira, outubro 28, 2011

Hackers tentaram controlar satélites norte-americanos

Um relatório que está prestes a ser divulgado nos EUA revela que foram registadas tentativas de controlar satélites de organismos governamentais por hackers em pelo menos em quatro ocasiões diferentes

A informação surge num relatório, que deverá ser apresentado em Novembro no Congresso dos EUA, citado pela agência Bloomberg.

De acordo com o estudo as interferências ocorreram em quatro ocasiões em 2007 e 2008 e afectaram satélites utilizados para monitorizar o planeta Terra.

Nos quatro casos os hackers terão conseguido «efectuar todos os passos necessários para comandar os satélites» pertencentes à NASA e à US Geological Survey, durante períodos que duraram entre dois e 12 minutos, mas não o fizeram, refere o documento.

Segundo os autores do estudo «este tipo de interferências apresenta inúmeras ameaças potenciais, particularmente se forem lançadas contra satélites com funções mais sensíveis», realçando que «aceder aos controlos de um satélite pode permitir a um atacante avariar ou destruir o satélite», assim como alterar ou manipular a informação enviada para a Terra, alertam.

Apesar de não referir quem poderá ter estado por detrás destes ataques, o relatório indica que este tipo de tácticas é semelhante ao que tem ocorrido recentemente e cujas provas apontam para a China.

28 de Outubro, 2011

quinta-feira, outubro 27, 2011

Asteróide do tamanho de porta-aviões roça a Terra

(O 2005 YU55 tem 400 metros de diâmetro - foto NASA/Cornell/Arecibo)

É já no dia 8 de Novembro que a Terra receberá mais uma visita do asteróide 2005 YU55, um rochedo de forma esférica, do tamanho de um porta-aviões. Só que desta vez promete quase roçar o nosso planeta. Nada para sustos, alertam os astrónomos. 

Na verdade, um asteróide que passe a uma distância bem inferior à que está a Lua do nosso planeta é já, para os investigadores do espaço, uma espécie de "arriscada carícia". Mas para que nenhum mortal se assuste, os astrónomos vão logo avisando: o asteróide não exercerá nenhuma influência nas placas tectónicas ou na gravidade da Terra. Ou seja, ninguém dará por ele.

Sossegados os ânimos, fique-se a saber que o 2005 YU55 passará ao lado da Terra a uma distância de 324 600 quilómetros. Esta será a primeira vez, nos últimos 200 anos, que aquele asteróide, com cerca de 400 metros de diâmetro, se aproxima tanto do nosso planeta.

A sua passagem será acompanhada por cientistas da NASA, com o auxílio dos telescópios de Goldstone, na Califórnia, e de Arecibo, em Porto Rico. Aquela agência espacial espera poder obter imagens bem pormenorizadas para conhecer melhor as suas características, forma, dimensões e outras propriedades físicas.

A última vez que o 2005 YU55 passou próximo da Terra foi em 1976. Contudo, nesse ano, ninguém pôde observá-lo. A próxima oportunidade para ver um asteróide tão de perto só surgirá em 2028.

Segundo os cientistas, se um asteróide como este colidisse com a Terra, o impacto seria mais do que suficiente para destruir, completamente, uma grande cidade e causar muitos danos numa área de centenas de quilómetros à volta.


27/10/2011 | 19h05m

quarta-feira, outubro 26, 2011

Galaxy Nexus

In Expresso online
25/10/2011

Encontradas cavidades estranhas em Mercúrio

Sonda Messenger (COM VÍDEO)

A sonda Messenger da NASA, a primeira a entrar na órbita de Mercúrio, encontrou "cavidades estranhas" na superfície que demonstram a "surpreendente evolução" do planeta, anunciou a agência espacial norte-americana.



"Nunca vimos nada isto numa superfície rochosa", comentou David Blewett, membro do grupo de cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins.

Em Mercúrio não há atmosfera e, portanto, "o vento não sopra e a chuva não cai", por isso as cavidades não foram feitas nem pelo vento nem pela água, mas por "outras forças" que ainda são um mistério, acrescentou.

por Lusa
25/10/2011

terça-feira, outubro 25, 2011

Uma alien terrestre?

Imaginem o cagaçal que o man da fotografia não fará quando está a comer sopa ou até uma sobremesa...! Aqueles pregos todos a baterem na colher, deve ser infernal...!!!

Não sei como ele chucha uns ossitos de frango, umas costeletas de porco, um piano assado... mas se calhar alimenta-se à base de papinhas... Bom... beijar, quem vai ser a maluca que vai dar beijos em pregos? Ah! E repararam nos corninhos que lhe estão a nascer? Será efeito dos pregos?

Como serão os aviões do futuro?

Até ao final do século XXI, os céus estarão repletos de aviões comerciais não tripulados. Esta é apenas uma das previsões de uma associação de engenheiros britânicos. Mas há mais.

 (Supersonic Green Machine, o concorde do século XXI. Um projeto da Lockheed Martin e da
NASA/Lockheed Martin Corporation)

Os aviões comerciais do futuro serão alimentados a energia solar, atingirão velocidades cinco vezes superiores às do som (1701 metros por segundo), e viajarão em formação, tal como as aves migratórias, para poupar combustível.

Estas e outras previsões constam de um relatório da Associação Britânica de Engenheiros Mecânicos (IME, na sigla inglesa) intitulado, "Aero 2075: Flying into a bright future ", ontem publicado.

Até ao final do século XXI, vaticina a IME, os céus estarão repletos de aviões não tripulados (drone), pelo que os pilotos de linha aérea deverão ter os dias contados.

A tecnologia de ponta que então equipará este tipo de aeronaves permitirá viajar em formação, tal como os gansos. Será assim possível poupar combustível, reduzindo os custos de operação e, desta forma, o preço dos bilhetes.

Resta saber se os passageiros estarão dispostos a trocar a sensação de segurança de um voo tripulado por um bilhete mais barato num avião controlado a partir do solo.

14:12 Terça feira, 25 de Outubro de 2011

segunda-feira, outubro 24, 2011

Samsung microSD Card 8GB Class 10

Quem utiliza máquinas fotográficas digitais ou telemóveis/smartphones, necessita de cartões de memória para armazenamento de todo o tipo de ficheiros.

Comprei ontem um novo cartão de memória da Samsung, class 10, em formato microSD e com adaptador SD o que o compatibiliza com todo o tipo de equipamentos. A seguir, as imagens e as características para os interessados.




General Product Type: Cartões microSD
Family Line: PLUS
Capacity: 8 GB
Dimension: 15 x 11 x 1 mm
Weight: Aprox. 0,5 g
Operating Voltage: 2,7 ~ 3,6 V
Speed Rating: Speed (read) 24 MB/s
Speed (write): 21 MB/s
Speed Class: Classe 10
Environmental Specifications: Storage Temperature -40°C até 85°C
Operating Temperature: -25°C até 85°C
Humidity: 40°C, 93%, 500 h (armazenamento)
Durability: 10 000 ciclos de emparelhamento
Warranty: Garantia limitada de 10 anos
Compatibility Devices: Telemóvel, Smartphone, Tablet, Câmaras digitais
Features Compliant: Com a especificação do cartão da SD Card Association
Interoperable: Com ranhura SD através de adaptador SD
Accessories: Estojo ou caixa para cartões SD, com adaptador SD
Certifications EMC: FCC, CE, VCCI, NATA
Preço: 10.90 €

domingo, outubro 23, 2011

Satélite alemão caiu na Terra


Pelo menos 1,6 toneladas de detritos espaciais entraram na atmosfera terrestre e caíram em algum ponto do planeta na noite de sábado para domingo.

O satélite alemão Rosat reentra na atmosfera com maior peso que o satélite da NASA UARS, do qual apenas meia tonelada chegou intacta à superfície terrestre em Setembro. Nessa ocasião, os destroços caíram no Oceano Pacífico, sem registo de danos pessoas ou materiais. Até ao momento, também não há notícias de estragos causados pelo Rosat.

Segundo astrónomos germânicos, o satélite deverá ter caído entre os 53 graus Norte e os 53 graus Sul, uma área que cobre a maioria das regiões habitadas da Terra, incluindo Portugal.

De acordo com a BBC, a preocupação gerada pela queda do Rosat e do UARS vai levar a indústria aeroespacial a desenhar satélites que não resistam à reentrada na atmosfera, de modo a proteger a população terrestre.

O velhinho Rosat, lançado para o espaço em 1990, tinha como missão medir e estudar os raios X emitidos pelas zonas mais turbulentas do universo, para fins científicos.

23/10/2011

sábado, outubro 22, 2011

Google e Samsung lançam Android 4 e rival do iPhone

Google e Samsung apresentaram hoje o novo Galaxy Nexus, que é o primeiro smartphone a utilizar o mais recente sistema operativo móvel da Google, o Android 4.0.

(Samsung/Google)

Após um atraso inicial que se deveu à morte de Steve Jobs, a Google e a Samsung apresentaram hoje, em Hong Kong, o Galaxy Nexus e o novo Android OS, conhecido também como Ice Cream Sandwich.
O Galaxy Nexus, também conhecido por Nexus Prime, é o terceiro telemóvel desenvolvido (pelo menos em parte) por engenheiros da Google. Sucede ao modelo Nexus S (concebido em parceria com a Samsung) que, por sua vez, sucedeu o Nexus One (concebido em parceria com a HTC).


Novidades para todos os utilizadores

Mas a maior novidade para a maioria dos utilizadores Android será, certamente, o lançamento da nova versão do sistema operativo, que segundo o blogue Engadget deverá estar disponível para todos os utilizadores de Android 2.3 (Gingerbread) hoje “ou muito em breve”.



(Samsung/Google)

O Galaxy Nexus já era conhecido pela curvatura que o seu design iria ter, mas só hoje o desenho e as funcionalidades do smartphone puderam ser observadas em pleno. Este novo Nexus não tem quaisquer botões na parte frontal, o que quer dizer que funções como “menu” vão também ser realizadas tatilmente.

O smartphone tem um ecrã de 4,65 polegadas (11,8 cm) HD Super AMOLED com uma resolução de 1280×720 píxeis e um processador de dois núcleos com uma potência de 1,2 GHz, assim como capacidade de suportar 3G HSPA+ e 4G LTE.

  (Android)

Outra inclusão neste modelo é a tecnologia NFC (Near Field Communication) que já é usada, por exemplo, pelo serviço Google Wallet, mas que ganhou novas funcionalidades com o Android Ice Cream Sandwich.


(Android)

Existe ainda quem preze outras funções mais invulgares deste Nexus e do seu Android 4.0, como a função face unlock, que permite aos utilizadores desbloquearem o smartphone graças a reconhecimento facial; a capacidade de captar imagens do ecrã mantendo pressionados os botões de aumento e diminuição de volume: e ainda o atalho para o modo de fotografia que o Galaxy Nexus possui no seu ecrã quando está bloqueado.

 (Android)

Apesar de não ser um rival viável do iPhone em termos de vendas, o Galaxy Nexus representa mais do que um simples dispositivo na cada vez mais ampla gama da Samsung. Ele é o novo porta-estandarte da Google na área móvel, onde o Android não para de conquistar terreno.


Um gelado de outono

Foi também hoje finalmente lançada a nova versão do Android OS da Google, o 4.0 também conhecido por Ice Cream Sandwich.

A apresentação do novo OS em Hong Kong foi feita pelo diretor da marca Android, Matias Duarte, que afirmou que até ao momento “apesar das pessoas gostarem do Android, e apesar de precisarem do Android, as pessoas não adoram o Android”, o que levou a Google a apostar num novo visual para esta versão.

 (Android)

Para além das novidades do OS que foram integradas e apresentadas com o lançamento do Galaxy Nexus, a nova versão do Android conta com inúmeras novas funcionalidades, entre elas:

* “Android Beam”, uma função para telemóveis com tecnologia NFC que permite aos utilizadores partilharem qualquer tipo de ficheiro entre telemóveis simplesmente encostando a parte traseira dos telemóveis e utilizando o botão “Beam”

* “Quick Response”, uma função que dá a oportunidade de não atender nem rejeitar uma chamada graças à sugestão de respostas rápidas que seriam entregues por email

* Visão de uso de dados, um menu que permite monitorizar e controlar as apps do Android e a memória que estas consumem

*A possibilidade de tirar fotos enquanto se filma um vídeo

* Zoom para a gravação de vídeo

* Timelapse, possibilidade de acelerar os vídeos

* Ferramentas de edição de fotografias

* Capacidade de tirar fotografias panorâmicas

* É agora mais fácil partilhar as fotografias com as plataformas Google+, Facebook, Twitter e outras.

* Integração com a rede social Google+ já vem de origem com o Android 4.0 


(Android)
Para além das novidades do OS que foram integradas e apresentadas com o lançamento do Galaxy Nexus, a nova versão do Android conta com inúmeras novas funcionalidades, entre elas:
* “Android Beam”, uma função para telemóveis com tecnologia NFC que permite aos utilizadores partilharem qualquer tipo de ficheiro entre telemóveis simplesmente encostando a parte traseira dos telemóveis e utilizando o botão “Beam”
* “Quick Response”, uma função que dá a oportunidade de não atender nem rejeitar uma chamada graças à sugestão de respostas rápidas que seriam entregues por email
* Visão de uso de dados, um menu que permite monitorizar e controlar as apps do Android e a memória que estas consumem
*A possibilidade de tirar fotos enquanto se filma um vídeo
* Zoom para a gravação de vídeo
* Timelapse, possibilidade de acelerar os vídeos
* Ferramentas de edição de fotografias
* Capacidade de tirar fotografias panorâmicas
* É agora mais fácil partilhar as fotografias com as plataformas Google+, Facebook, Twitter e outras.
* Integração com a rede social Google+ já vem de origem com o Android 4.0 



(Android)
(Android)


Para acabar com a fragmentação

Acima de tudo, o objetivo do Ice Cream Sandwich é acabar com a fragmentação dos sistemas operativos Android, especificamente o 2.3 Gingerbread (para smartphones) e o 3.1 Honeycomb (para tablets).
O problema até ao momento tem sido a dificuldade de programadores em produzirem aplicações capazes de funcionar em todas as plataformas Android. A Google anunciou que tenciona resolver o problema da fragmentação antes de dar novos passos com o seu sistema operativo móvel.
Mas desenganem-se os que acham que não haverá mais novidades do Android nos próximos tempos. A Google já marcou para 24 e 25 de abril de 2012 a conferência Google I/O, onde eventualmente será lançado um novo update do Android, de momento batizado de “Jelly Bean”.

Veja abaixo o vídeo do evento em Hong Kong.


In Expresso online
Carlos Afonso Monteiro
19 de Outubro de 2011

Steve Jobs queria destruir o Android

Fundador da Apple queria destruir o sistema operativo de equipamentos móveis da Google.

"Vou destruir o Android porque é um produto roubado...vou ter uma guerra termonuclear para esse efeito", afirmou Steve Jobs à agência Bloomberg algumas semanas antes de morrer. A revelação foi feita na biografia de Steve Jobs da autoria de Walter Isaacson que será publicada em breve.

O fundador da Apple era da opinião que o sucesso do sistema operativo Android se deve a "um grande roubo" e chegou a afirmar que "iria gastar cada um dos cêntimos dos 40 mil milhões de dólares que a Apple tem no banco para corrigir esta injustiça".

Entretanto, o jornal Huffington Post revelou que Steve Jobs se recusou fazer uma nova intervenção cirúrgica há nove meses que teria eventualmente lhe teria salvo a vida.

João Ramos (www.expresso.pt)
13:25 Sexta feira, 21 de outubro de 2011

quinta-feira, outubro 20, 2011

Stylus Pen

Quem possui dedos grossos (grandes), sabe que a dificuldade em digitar nos teclados virtuais dos smartphones ou dos equipamentos com este tipo de teclados, é bastante.

Como nem todas as marcas possuem uma Stylus Pen, ou o próprio equipamento não é sensível ao toque dela e apenas com o dedo, finalmente encontrei a solução para este problema: uma Stylus Pen perfeitamente compatível com o Samsung Galaxy S II (I9100) e também com os modelos Samsung Galaxy S (I9000), Samsung Galaxy Tab e Samsung Galaxy Tab P1010.


Aqui ficam imagens desta Stylus Pen:

Ponta em borracha para visores touchscreen

Caneta normal (esferográfica) na outra ponta

Do tamanho do Galaxy S II

Sem fins publicitários, porque não me pagam para isso mas apenas em termos de informação e ajuda, a firma que vende esta caneta, ao preço de € 12,90, é:

AVEICELLULAR
Tel. 234 540 100
Fax: 234 543 048

Galileo: adiado lançamento dos satélites de navegação europeus (fotogaleria)

Agência Espacial Europeia adiou hoje o lançamento dos satélites Galileo, que vão fornecer uma alternativa ao actual sistema de GPS americano.

O lançamento dos satélites de navegação Galileo PFM e FM2 foi adiado por pelo menos 24 horas, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia . Ao que tudo indica, um problema técnico foi detectado enquanto se colocava combustível no foguete que irá levar os satélites para o espaço.
Os dois primeiros satélites de navegação europeus vão ser lançados a partir do centro espacial da Guiana Francesa, na América do Sul, acontecimento que estava previsto para hoje, às 7h34 (11h34 em Lisboa).
O objectivo principal dos satélites Galileo é fornecer um sistema de posicionamento global alternativo que permita à Europa tornar-se independente do GPS (Global Positioning System) americano, o único serviço semelhante que funciona a nível mundial actualmente.
Os dois satélites são os primeiros da Constelação Galileo, um projecto que pretende colocar um total de 30 satélites de navegação a uma órbita de 23.222 quilómetros de distância da Terra até ao final da década.

Nova constelação no espaço

Quando estiver totalmente operacional, a Constelação Galileo deverá fornecer um serviço de navegação por satélite de acesso livre para todo o mundo, distinguindo-se do GPS americano por se tratar de um sistema destinado à utilização civil.

O sistema de GPS americano tem cariz militar e é utilizado prioritariamente pelo Exército dos EUA, podendo o seu sinal ser reduzido ou mesmo suprimido se tal for considerado necessário pelo Governo de Washington.

Neste momento, a China está também a ampliar o seu sistema de posicionamento por satélite, que atua apenas na área do sudeste asiático, e a Rússia pretende recuperar o sistema que lançou antes da dissolução da União Soviética.

Lançamento duplamente histórico

O lançamento dos dois satélites Galileo será histórico por dois motivos. Em primeiro lugar, estes serão os primeiros satélites de navegação europeus a serem colocados em órbita, dando início à Constelação Galileo. Em segundo lugar, o seu lançamento será feito por um foguete Soyuz, de origem russa.

Esta será a primeira vez que os Soyuz serão lançados de uma plataforma fora do território russo. As negociações para a utilização destes foguetes pela ESA tiveram início em 2003 e vão render à Rússia dezenas de milhões de dólares.

Por um lado, a Europa necessitava de um sistema de lançamento de veículos espaciais intermédio, uma vez que os seus foguetes foram construídos para lançar veículos de maior dimensão e o investimento em dispositivos semelhantes aos Soyuz seria bastante elevado. Por outro, a Rússia irá utilizar este rendimento para financiar novos projectos espaciais.


Ana C. Oliveira (www.expresso.pt)
8:00 Quinta feira, 20 de outubro de 2011

Satélite do tamanho de um carro cai este fim-de-semana

Aparelho alemão

Um satélite desactivado alemão encontra-se neste momento em rota de colisão com a Terra, devendo despenhar-se no próximo fim-de-semana, ainda que os cientistas desconheçam exactamente onde e quando tal acontecerá.

O Centro Aeroespacial Alemão anunciou hoje, quinta-feira, que os pedaços do satélite ROSAT - que tem as dimensões de um automóvel mono-volume - deverão cair "no sábado ou no domingo".

Esta é uma afinação das previsões iniciais, que apontavam apenas para uma janela de quatro dias. No entanto, com o passar do tempo, deverá ser possível prever com uma precisão de dez horas o momento do impacto, noticia a agência AP.

Segundo a mesma fonte, o satélite deve desintegrar-se durante a reentrada na atmosfera, cujo início será feito a cerca de 28 mil quilómetros por hora. No entanto, cerca de 30 pedaços, com uma massa total de 1,7 toneladas, deverão cair no solo a uma velocidade de 450 quilómetros por hora.

Não é ainda possível definir em que local o aparelho se despenhará. Os cientistas apenas sabem dizer que tal pode acontecer em qualquer ponto do seu percurso, entre 53 graus de latitude norte e 53 graus de latitude sul. Uma vasta extensão do planeta que pouco mais deixa de fora do que os pólos.

O satélite ROSAT, lançado em 1990, foi utilizado para procurar buracos negros e estrelas de neutrões no universo.

20/10/2011
Fotografia © Centro Aeroespacial Alemão

quarta-feira, outubro 19, 2011

Samsung lança serviço de mensagens grátis ChatOn (vídeo)

A Samsung acaba de lançar o serviço de envio de mensagens para telemóveis ChatOn. Para já, este serviço grátis apenas está disponível para sistemas operativos Bada e Android. Veja o vídeo.

Além da troca de mensagens instantâneas, o ChatOn distingue-se pela possibilidade de juntar aos textos fotos, vídeos, animações ou sons.

De acordo com El Pais, a Samsung pretende lançar, em breve, versões do ChatOn para telemóveis Apple e Blackberry.

19/10/2011

Galaxy Nexus: estreia amanhã telemóvel com nova versão do Android

A Samsung lança amanhã o telemóvel Galaxy Nexus. Com o novo telemóvel, estreia também a versão Ice Cream Sandwich do sistema operativo Android.


De acordo com a imprensa internacional, o Nexus Prime deverá ser apresentado amanhã em Hong Kong.

Depois deste primeiro lançamento, o telemóvel deverá partir à conquista do mundo. No Japão, uma fuga de informação (propositada?) no Twitter confirmou que o Galaxy Nexus (também conhecido por Nexus Prime) deverá estrear pela mãos da operadora NTT DoCoMo em Novembro.

Segundo o The Guardian, o novo smartphone da Samsung deverá chegar ao Reino Unido a meados de novembro, o que leva a crer que os novos terminais também possam chegar a outros países europeus na mesma altura.

Na web, multiplicam-se os rumores quanto às características técnicas desta máquina, cujo lançamento a Samsung decidiu adiar por respeito ao falecido Steve Jobs.

Ecrã tátil de 4,65 polegadas, 1 GB de RAM e um processador dual core de 1,5 GHz são alguns dos atrativos do telemóvel que poderão ser revelados amanhã. O preço é por enquanto um incógnita - e será provavelmente um dos principais pontos de interesse da conferência que a Samsung vai realizar em Hong Kong.

Recentemente, surgiu na Web um vídeo que mostrava um alegado protótipo do Galaxy Nexus.


In Exame Informática online
19/19/2011

terça-feira, outubro 18, 2011

Satélite alemão deverá cair na Terra na próxima semana

O satélite alemão ROSAT deverá cair na Terra entre 21 e 24 de Outubro. A informação foi anunciada pela Agência Espacial Europeia, que acrescenta desconhecer o local exacto do impacto, dado que o satélite completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos.

A Agência Espacial Europeia (ESA) refere que os riscos potenciais da queda são maiores do que o UARS da NASA, que caiu, no oceano Pacífico, no passado dia 24 de Setembro. Segundo os especialistas, a probabilidade de que algum dos destroços atinja uma pessoa é de um para dois mil.

O ROSAT (abreviatura de "Röntgen satellit") era um telescópio de raio-x que foi lançado em 1990, no Cabo Canaveral, na Florida. Ao fim de oito anos, o ROSAT ficou inutilizado como resultado de um vírus informático ou de queimaduras originadas por uma inclinação directa para o Sol. A estrutura encontra-se em órbita, inutilizada, há 13 anos.

Funcionários do Centro Aeroespacial Alemão estimam que o telescópio de 2,4 toneladas se pode despenhar em qualquer lugar da latitude 53, ou seja, algures entre o Canadá e a América do Sul. A ESA prevê que o ROSAT ainda irá demorar uma semana a alcançar a atmosfera, prazo que, outros especialistas prolongam até inícios de Novembro, segundo informações do "El Mundo".

Os técnicos referem que o ROSAT foi concebido para se desintegrar em trinta grandes peças e sublinham que uma delas, de cerca de 1,6 toneladas, poderá resistir à entrada na atmosfera, o que poderá originar alguns danos pessoais ou materiais.

Lixo espacial em órbita

Os especialistas estimam que existem cerca de 15 mil objectos em órbita considerados como lixo espacial, um número que, porém, poderá ser maior dado que há fragmentos de outros satélites a orbitar sem controlo.

Um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Investigações dos Estados Unidos revela que o designado lixo espacial está a atingir "níveis críticos" e poderá causar graves acidentes em futuras missões tripuladas. Uma das soluções propostas pelo estudo passa pela instalação de redes de grandes proporções que recolham os fragmentos.

18/10/2011 | 16h06m

The ROSAT Mission
(1990-1999)

ROSAT, the Röntgen Satellite, was an X-ray observatory developed through a cooperative program between Germany, the United States, and the United Kingdom. The satellite was proposed by the Max-Planck-Institut für extraterrestrische Physik (MPE) and designed, built and operated in Germany. It was launched by the United States on June 1, 1990. The mission ended after almost nine years, on February 12, 1999.

The U.S. ROSAT Guest Observer Facility (GOF), located at NASA's Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Maryland, was part of the Office of Guest Investigator Programs (OGIP) (now called the HEASARC Office) in the Astrophysics Science Division (ASD).

In conjunction with the ROSAT GOF at GSFC, there was also a ROSAT Science Data Center at SAO in Cambridge, Massachusetts.

Está aí o que pode ser o avião do futuro

A crise ainda não chegou à capacidade de imaginação dos designers da Lookheed. William Brown acaba de mostrar ao mundo a sua nova proposta: o Lookheed Stratoliner, um avião a hidrogénio.

OVNI cilíndrico avistado no Peru (COM VÍDEO)

Fenómeno na cidade de Chimbote

Cerca de 60 alunos e quatro professores de uma escola da cidade de Chimbote, no Peru, não ganharam para o susto: esta segunda-feira, pelas 17h45, avistaram nos céus um objecto voador não identificado (OVNI) de forma cilíndrica.

Sem explicação para o que estavam a ver, as testemunhas apressaram-se a registar o fenómeno, com um dos vídeos a estar já a dar nas vistas, nas redes sociais.

Entre as nuvens é visível um aparelho que espantou pela velocidade e pela forma. O professor Fernando Ávalos, que será o autor das imagens, referiu ao ‘El Comércio’ que as mesmas só duram 17 segundos porque foram captado por uma câmara fotográfica, que não possui mais tempo para filmagens.

17/10/2011 | 13h22

iPhone 4S e Samsung Galaxy S II: qual é o mais resistente? (vídeo)

Não sou fan de nenhum tipo de tecnologia porque por princípio escolho aquela que se adapta às minhas necessidades, interesses e tipo de trabalho que desempenho.

Por isso estou perfeitamente à vontade para congratular-me por ter escolhido um excelente equipamento que até provou, em queda livre, ser melhor que o pretenso "melhor do mundo"... Coisas da vida... ou da tecnologia!

Qual o telemóvel que resiste melhor a uma queda no chão: o iPhone S4 ou o Galaxy S II? A resposta pode ser descoberta neste vídeo pouco recomendável para fãs mais suscetíveis dos terminais da Apple e da Samsung.

terça-feira, outubro 11, 2011

YouTube à procura dos cientistas do futuro (vídeo)

As experiências vencedoras serão realizadas a bordo da Estação Espacial Internacional e transmitidas para todo o mundo através do YouTube
Nasa

Se tem entre 14 e 18 anos e gostava de ver realizada a bordo da Estação Espacial Internacional uma experiência científica sugerida por si, o YouTube pode tornar esse sonho realidade.

O popular site de partilha de vídeos, YouTube, acaba de lançar um novo concurso destinado a jovens entre os 14 e os 18 anos que pretendam ver realizada uma determinada experiência científica a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Sozinhos ou em grupos que podem ir até três pessoas, os participantes do "Space Lab in YouTube " só têm de realizar um vídeo até dois minutos, descrevendo uma experiência nos domínios das Ciências da Vida ou da Física (áreas científicas disponibilizadas na ISS), e submetê-lo até 7 de dezembro no YouTube. A experiência é que interessa, dizem os organizadores, mas uma apresentação criativa poderá ajudar a "vender" a ideia. Os candidatos podem submeter até três experiências (cada uma em seu vídeo).

A 3 de Janeiro de 2012 serão anunciados os 60 finalistas, altura em que se iniciará a votação do júri e dos internautas.
Stephen Hawking decide

O júri, presidido pelo físico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking, é composto pelos astronautas Frank De Winne, Samantha Cristoforetti e Timothy Peake da Agência espacial Europeia (ESA), Leland Melvin da Agência Espacial Norte-americana (NASA), Akihiko Hoshide da agência japonesa JAXA, Chris Hadfield da CSA da Agência Espacial Canadiana (CSA) e o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté.

Os seis finalistas regionais irão juntar-se nos Estados Unidos, em março de 2012, para participarem num voo de gravidade zero e receber outros prémios. Os finalistas europeus visitarão ainda as instalações de treino do Centro Europeu de Astronautas, em Colónia, na Alemanha.

Os dois vencedores - um na categoria 14-16 anos e outro na 17-18 - verão mesmo as suas experiências ser realizadas transmitidas para todo o mundo através do YouTube lá para o verão do ano que vem. Poderão ainda escolher um de dois prémios: ou uma viagem ao Japão, para assistir ao lançamento da sua experiência a bordo da nave de carga HTV, ou uma viagem até à Cidade das Estrelas na Rússia para um autêntico treino espacial nas instalações em que Yuri Gagarin se tornou cosmonauta.


In Expresso online
12:25 Terça feira, 11 de outubro de 2011

sábado, outubro 08, 2011

A nova versão do sistema operativo da Google poderá ser apresentada na próxima semana

Conhecida como Android Ice Cream Sandwich, esta nova versão destina-se a smartphones e tablets.

A notícia é avançada pelo CNet que revela que foi colocado um vídeo no canal do YouTube dedicado à comunidade de programadores Android com informação sobre este lançamento.

Posteriormente o vídeo foi retirado, o que indicia que a sua colocação online tenham resultado de um lapso.

A empresa já tinha referido que a nova versão do Android deveria ser lançada entre Outubro e Novembro, pelo que os analistas apontam para que a mesma possa ser apresentada no evento que a Samsung vai realizar na próxima terça-feira, em S.Diego, nos EUA, e onde se espera o lançamento de um novo telemóvel com Android da fabricante sul-coerana.

07/10/2011

sexta-feira, outubro 07, 2011

ISS Update - Oct. 7, 2011




The ISS-International Space Station video update for Oct. 7, 2011.

Seeing Red


This NASA Hubble Space Telescope infrared mosaic image represents the sharpest survey of the Galactic Center to date. It reveals a new population of massive stars and new details in complex structures in the hot ionized gas swirling around the central 300 x 115 light-years. This sweeping infrared panorama offers a nearby laboratory for how massive stars form and influence their environment in the often violent nuclear regions of other galaxies.

The infrared mosaic was taken with Hubble's Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer (NICMOS). The Galactic core is obscured in visible light by dust clouds, which infrared light can penetrate.

The new NICMOS data show the glow from ionized hydrogen gas as well as a multitude of stars. NICMOS shows a large number of these massive stars distributed throughout the region. A new finding is that astronomers now see that the massive stars are not confined to one of the three known clusters of massive stars in the Galactic Center, known as the Central cluster, the Arches cluster, and the Quintuplet cluster. These three clusters are easily seen as tight concentrations of bright, massive stars in the NICMOS image. The distributed stars may have formed in isolation, or they may have originated in clusters that have been disrupted by strong gravitational tidal forces.

The winds and radiation from these stars form the complex structures seen in the core and in some cases they may be triggering new generations of stars. At upper left, large arcs of ionized gas are resolved into arrays of intriguingly organized linear filaments indicating a critical role of the influence of locally strong magnetic fields.

The lower left region shows pillars of gas sculpted by winds from hot massive stars in the Quintuplet cluster. At the center of the image, ionized gas surrounding the supermassive black hole at the center of the galaxy is confined to a bright spiral embedded within a circum-nuclear dusty inner-tube-shaped torus.

The false-color image was taken through a filter that reveals the glow of hot hydrogen in space.

Image Credit: NASA, ESA, and Q.D. Wang (University of Massachusetts, Amherst)

quinta-feira, outubro 06, 2011

Morreu Steve Jobs, fundador da Apple e "pai" do iPhone

(Em actualização) - A Apple anunciou a morte de Steve Jobs, co-fundador e, durante muitos anos, Director Executivo da empresa norte-americana.

Steve Jobs e o iPhone
O anúncio foi feito, ao fim da noite de quarta-feira, pela Apple, em comunicado. Steve Jobs tinha 56 anos e lutava há muito tempo contra um cancro do pâncreas, depois de ter superado um tumor no fígado.

"Apple perdeu um génio visionário e criativo e o mundo perdeu um ser humano extraordinário", lê-se num curto texto publicado na página da companhia norte-americana na Internet, a que se chega depois de clicar na imagem de Steve Jobs, com a icónica legenda "1955-2011", que ocupa toda a tela principal da "home" da empresa da maçã.

"Todos aqueles que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com Steve perderam um grande amigo e um mentor inspirador", pode, ainda, ler-se no comunicado da Apple. "Steve deixa uma empresa que só alguém como ele poderia ter construído e o seu espírito será para sempre a base da Apple", acrescenta o documento.

06/10/2011 | 00h51m
Augusto Correia
foto ROBERT GALBRAITH/Reuters

terça-feira, outubro 04, 2011

Kindle Fire



Technical Details

- Display: 7" multi-touch display with IPS (in-plane switching) technology and anti-reflective treatment, 1024 x 600 pixel resolution at 169 ppi, 16 million colors.
- Size (in inches): 7.5" x 4.7" x 0.45" (190 mm x 120 mm x 11.4 mm).
- Weight: 14.6 ounces (413 grams).
- System Requirements: None, because it's wireless and doesn't require a computer.
- On-device Storage: 8GB internal. That's enough for 80 apps, plus 10 movies or 800 songs or 6,000 books.
- Cloud Storage: Free cloud storage for all Amazon content
- Battery Life: Up to 8 hours of continuous reading or 7.5 hours of video playback, with wireless off. Battery life will vary based on wireless usage, such as web browsing and downloading content.
- Charge Time: Fully charges in approximately 4 hours via included U.S. power adapter. Also supports charging from your computer via USB.
- Wi-Fi Connectivity: Supports public and private Wi-Fi networks or hotspots that use the 802.11b, 802.11g, 802.11n, or 802.1X standard with support for WEP, WPA and WPA2 security using password authentication; does not support connecting to ad-hoc (or peer-to-peer) Wi-Fi networks.
- USB Port: USB 2.0 (micro-B connector)
- Audio: 3.5 mm stereo audio jack, top-mounted stereo speakers.
- Content Formats Supported: Kindle (AZW), TXT, PDF, unprotected MOBI, PRC natively, Audible (Audible Enhanced (AA, AAX)), DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP, non-DRM AAC, MP3, MIDI, OGG, WAV, MP4, VP8.
- Documentation: Quick Start Guide(included in box); Kindle User's Guide (pre-installed on device)
- Warranty and Service: 1-year limited warranty and service included. Optional 2-year Extended Warranty available for U.S. customers sold separately. Use of Kindle is subject to the terms found here.
- Included in the Box: Kindle Fire device, U.S. power adapter (supports 100-240V), and Quick Start Guide.


Kindle Fire

Full Color 7" Multi-touch Display, Wi-Fi

$199.00 Free Super Saver Shipping Details

Pre-order now to reserve your place in line

Our all-new Kindle Fire will be released on November 15, 2011. Orders are prioritized on a first come, first served basis.

Ships from and sold by Amazon Digital Services. U.S. only.

Movies, apps, games, music, reading and more, plus Amazon's revolutionary, cloud-accelerated web browser

18 million movies, TV shows, songs, magazines, and books
Amazon Appstore - thousands of popular apps and games
Ultra-fast web browsing - Amazon Silk

Free cloud storage for all your Amazon content
Vibrant color touchscreen with extra-wide viewing angle
Fast, powerful dual-core processor
Amazon Prime members enjoy unlimited, instant streaming of over 10,000 popular movies and TV shows

981 asteróides de grande dimensão ameaçam a Terra

Dos quase 20.000 asteróides que rondam o planeta, cerca de 981 são muito perigosos. Alguns poderão ter mais de 10 quilómetros de diâmetro, semelhantes aos que causaram a extinção dos dinossauros há milhões de anos.

Afinal, os asteróides entre 100 e 1.000 metros de diâmetro que rondam o planeta não são 35.000, como era suposto, mas sim apenas cerca de 20.000. O risco de colisão também é mais pequeno do que era estimado até agora. O problema é que 981 (pensava-se que fossem 1000) são de grandes dimensões e podem, de facto, chegar a ameaçar a Terra.

As novas observações desses corpos celestes - que orbitam a uma distância máxima do sol de 195 milhões de quilómetros e se aproximam da órbita terrestre - foram feitas pelo satélite Wise, da NASA, que observou mais de 100.000 asteróides na cintura entre Marte e Júpiter, 585 dos quais estão próximos da Terra.

Os resultados do estudo dirigidos pelo cientista Amy Maizer, investigador da NASA, foram publicados no "Astrophysical Journal". 

NASA localizou 90% dos 981 asteróides de grande dimensão

"Este programa permite-nos fazer uma mostra mais completa da quantidade de asteróides que rondam a Terra e estimar da forma mais precisa possível a sua população total", enfatizou Amy Mainzer.

A NASA, em colaboração com outros organismos, localizou mais de 90% dos 981 asteróides de grande tamanho. Ou seja, 911.

O estudo permite concluir que o risco de colisão com a Terra é inferior ao que se pensava. No entanto, a maior parte desses asteróides, ou seja, cerca de 15.000, está ainda por descobrir. O que significa que são necessários mais estudos para avaliar o risco que representam.

Recorde-se que os dinossauros foram extintos há milhões de ano devido - a teoria mais corrente - à colisão de um asteróide de mais de 10 quilómetros de diâmetro com a Terra. Acredita-se que muitos dos 981 asteróides que rondam o planeta terão dimensão semelhante.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)
23:08 Segunda feira, 3 de outubro de 2011